RSS

Leão vítima de maus-tratos

Faço parte de um grupo de voluntários que está trabalhando pela causa do Leão Juba.

Juba é um leão de cerca de 18 anos que está desde 2008 no CETAS/Fortaleza. Foi divulgada a história de Juba no Repórter Record. Hoje também está publicada matéria no Jornal de Jundiaí.

Precisamos de ajuda financeira para trazer Juba para a Associação Mata Ciliar, em Jundiaí. Abaixo relato um pouco da história de Juba:

O Bwana Park era um zôo particular que ficava na cidade de Guaratiba,no RJ.

Em 18/01/2001, o presidente do Ibama, Hamilton Casara visitou o parque com biólogos e representates de universidades, depois que uma blitz descobriu 103 cadáveres e cabeças de animais em dois freezers e na clínica veterinária. Dos 180 animais que viviam no local, sobraram apenas 33 em estado precário de sobrevivência. Estavam desnutridos e famintos e depois de serem examinados por biólogos e técnicos, foram encaminhados à fundação Rio Zoo e à Universidade para receberem o tratamento necessário. Nesta ocasião, o Bwana Park foi fechado e o Ibama assumiu a responsabilidade pelos animais sobreviventes.

Em algum momento, entre 2001 e 2006 (não conseguimos descobrir exatamente quando), Juba foi transferido para o Paraíso Perdido Park, em Caucaia, Fortaleza (CE). Lá também não foi feliz. Segundo soubemos, apanhou muito de outros leões, por ser mais fraco em função da desnutrição que passou.

Neste zôo também acabou sofrendo maus-tratos por parte dos homens e de novo passou fome.

Em abril de 2006, o Paraíso Perdido Park também foi fechado pelo Ibama, após receber denúncias de maus-tratos aos animais, irregularidades na documentação e falta de licenciamento ambiental, além da suspeita de alguns animais estarem doentes.

Hipopótamos, cobras, jacarés, etc, foram encaminhados para criadouros e zoológicos, mas Juba, sete leões e leoas e um puma não conseguiram um lar melhor, foram transferidos para o centro de triagem de animais silvestres (CETAS), em Messejana.

Apesar de todos os esforços para se encontrar um lugar para os leões, eles permaneceram em jaulas sob cuidados dos profissionais do Ibama, em Fortaleza, a partir 2008.

Nosso Grupo está fazendo todos os esforços para trazer Juba para a Associação Mata Ciliar, em Jundiaí.

Em nossa página no Facebook (Leão Simba também precisa de você) estamos fazendo uma campanha forte para arrecadar recursos para construir o recinto para Juba e para transferi-lo via aérea de Fortaleza para a Mata Ciliar em Jundiai.

Na Mata Ciliar há muito espaço físico disponível mas não há um recinto para ele.

Vejam o estado dele e vocês entenderão o porque da nossa ansiedade. Ele precisa de tratamento veterinário e de um lugar adequado para viver com muita urgência.

A divulgação do caso de Juba certamente nos ajudará a conseguir patrocínios, doações em dinheiro e doações de materiais de construção.


 Matéria: ANDA News

Célia Frattini
Foto: Divulgação/ Célia Frattini
celia.frattini@uol.com.br
Contato: Célia Frattini (11) 9221.4559

5 comentários:

Viviana Ruiz disse...

Minha nossa, Paula!
Até onde vai a crueldade do ser humano, não é?
apoiando tbm a causa
bjOus

Paula Coelho disse...

Pois é! é triste ver essas coisas acontecendo..
obrigada! volte sempre :)

Celia Frattini disse...

Paula, agradeço pela divulgação da nossa causa. Em nossa página no Facebook 'LEÃO SIMBA TAMBÉM PRECISA DE VOCÊ' podem ser encontrados mais detalhes, fotos e as formas de ajudar!
Gratidão!!

Paula Coelho disse...

Não precisa agradecer, divulgarei mais informações!! bjs e volte sempre :D

elaynecrysthomps disse...

Em minha area de veterinaria eu vejo horrores todo tempo sobre animais...todo nosso esforço e empenho pela causa .. ainda é muito pouco.
Mas ja é um começo. Obrigada Paula♥

Postar um comentário