RSS

Campo de Santana

O Campo de Santana, também conhecido como Praça da República, é um parque histórico onde ocorre uma triste realidade, comum em vários locais da cidade do Rio de Janeiro e do mundo. O cruel abandono de animais indefesos, que por si só não têm a mínima condição de sobrevivência.
Além dos gatos, que são a grande maioria dos abandonados, às vezes também são largados no Campo de Santana outros animais como cães, coelhos, galinhas, patos, etc.

Apesar de o Campo de Santana ter centenas de gatos, é ilusão achar que eles ficam sempre bem e não sofrem. No dia-a-dia de quem acompanha a vida destes animais, se observa que o abandono é intenso, cruel e irresponsável. São abandonados gatos adultos, gatas prenhas prestes a parir, gatas com filhotes recém-nascidos e gatos adultos doentes. Dos gatos adultos e saudáveis, os mais sensíveis não resistem ao abandono e definham até a morte. Os que sobrevivem, por serem mais resistentes, quando são esterilizados podem ter uma vida razoável, dentro das limitações do parque.

Os filhotes quase sempre morrem, por serem frágeis e não resistirem às intempéries. É degradante ver filhotes doentes e por isso, apesar das dificuldades, sempre procuramos um lar para eles e, assim, salvá-los da morte.
No trato dos gatos do Campo de Santana atuam de forma abnegada diversos voluntários que, com sol e chuva, cuidam destes animais. Entre os voluntários encontramos aqueles que alimentam, colocam água, levam para veterinário quando doentes, etc. Entretanto, apesar dos esforços de todos, nunca é o suficiente para acudir e salvar todos que necessitam, pois, como já foi dito inicialmente, o abandono neste parque é diário e intenso.
Muitas pessoas perguntam por que não retirar os gatos do Campo de Santana?
E o que perguntamos é:
- Para onde?
- Qual o local que pode abrigar estes gatos sem piorar as condições dos mesmos?
- Existe um local, abrigo público ou particular que receba todos os gatos que são abandonados todos os dias?
Se existe certamente já os teríamos encaminhado, mas, como a realidade é outra, a solução é manter os gatos no Campo de Santana e fazer o melhor possível. E para isto pedimos AJUDA.
Muito já vem sendo feito, mas muito ainda é preciso ser concretizado para melhorar as condições dos gatos do Campo de Santana.

Fonte: gatos do campo de santana

2 comentários:

Thalita Dias Braga disse...

É triste mesmo....e cada gatinho é mais lindo que o outro!!
Dá uma tristeza quando não temos como ajudar...

Paula Coelho disse...

São lindos mesmo!! é, eu sei como é ruim não conseguir ajudar :(

Postar um comentário